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LUBRIFICADOR DE LINHA PNEUMÁTICA, EQUIPAMENTO QUE GARANTE A FLUIDEZ DOS SEUS SISTEMAS MECÂNICOS
O lubrificador de linha pneumática é um dispositivo que garante o pleno funcionamento de sistemas de ar comprimido. Útil no dia a dia de indústrias e empresas de médio e grande porte, o lubrificador de linha pneumática impede que equipamentos de ar apresentem problemas de deterioração ou obstrução de passagem de gases por meio da administração de quantidades ideais de óleo lubrificante em partes que façam contato direto com o ar.
Mecanismo pneumáticos, em geral, estão sujeitos a intempéries do clima, como umidade, contaminação de atmosfera e até impurezas decorrentes do ambiente em que a máquina está instalada. Um bom sistema do lubrificador de linha pneumática é capaz de evitar que a rede de ar sofra por questões como atrito ou corrosão, ocorrências comuns em redes de transmissão de ar que podem danificar o equipamento.
Como os sistemas pneumáticos apresentam um fluxo constante de ar, um lubrificador de linha pneumática deve contar com manutenção constante para assegurar uma maior sobrevida aos sistemas de ar. Como mecanismos pneumáticos são compostos por peças que interagem com grande frequência entre si, é normal um desgaste maior dessas partes.
Uma vez que a máquina apresente um bom funcionamento, é possível verificar diminuição de custos de manutenção do lubrificador de linha pneumática, menor intervalo de máquinas precisando de reparo e redução de necessidade de reposição de peças.
COMO FUNCIONA O LUBRIFICADOR DE LINHA PNEUMÁTICA
Em um lubrificador de linha padrão, o ar comprimido passa por uma série de válvulas e caminhos dentro do dispositivo, garantindo um funcionamento pleno da máquina. O método mais utilizado nesse tipo de equipamento é a dosagem lubrificante, processo que consiste em transformar o óleo em névoa via pulverizador localizado na passagem do líquido.
O ar, depois de ser tratado pelo lubrificador de linha pneumática, percorre os sistemas de filtragem, regulagem de pressão, tratamento e distribuição. Para uma lubrificação plena, o ar comprimido é misturado com uma quantidade de óleo lubrificante, que entram em contato direto com o ar. É importante que o uso de óleo seja controlado e mensurado, caso contrário problemas decorrentes do excesso de líquido poderão ser verificados na transmissão de ar, que será obstruída, além de eventuais problemas nas guarnições do aparelho.
O ar que navega pelo lubrificador de linha pneumática, depois de completada toda a trajetória pelo sistema, é disperso na atmosfera, de onde saiu originalmente.
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